- 28 de dezembro de 2023
- Publicado por: convex
- Categorias: Economia, Exportação, International, Marítimo
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a decisão do governo do México de zerar as tarifas para importação de produtos da cesta básica. Na prática, a medida pode beneficiar exportadores de carnes de frango e suína, além de ovos, para o país norte-americano.
O México é o nono principal destino da carne de frango do Brasil e o décimo no caso da carne suína. Antes do programa, as tarifas de importação aos produtos brasileiros alcançavam 16% para carne suína e até 75% para carne de frango, segundo a ABPA.
O pacote de medidas desenhado para conter a inflação no México entra em vigor já amanhã e será válido até 31 de dezembro do próximo ano.
“Há fortes expectativas em relação ao crescimento do papel brasileiro no apoio à segurança alimentar mexicana e em sua luta com a inflação dos alimentos”, diz o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.
“Isso seguramente possibilitará novas oportunidades de negócios para ambos os lados, especialmente no suprimento de produtos como peito e carne mecanicamente separada”, destaca o diretor de mercados da associação, Luís Rua.
Fonte: https://globorural.globo.com/pecuaria/noticia/2023/12/carnes-e-ovos-brasileiros-podem-ganhar-espaco-no-mexico-com-isencao-de-importacoes.ghtml