- 9 de janeiro de 2024
- Publicado por: convex
- Categorias: International, Marítimo
O Porto Itapoá, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, será o primeiro terminal do Brasil a incluir créditos de carbono nas operações. Com início em 2024, o Projeto de Neutralização de Carbono é uma ação para compensação de emissões de carbono dos clientes.
De acordo com o terminal, o projeto será executado com um grupo especializado em gestão ambiental, e vai permitir que os clientes comprem créditos de carbono para compensar as emissões.
“Estes créditos, advindos de conservação florestal ou de reflorestamento, são certificados pela Ambipar”, explica o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr.
A inclusão dos créditos de carbono vai em linha com a nova política energética adotada pelo Porto Itapoá em 2023. Desde o ano passado, o terminal passou a consumir, em novos contratos, apenas energia de fontes renováveis.
As transações são certificadas pelo I-REC (e), um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável, projetado para facilitar a contabilidade da energia renovável atribuída ao consumidor.
Porto Itapoá investe na captação de energia solar
Outro projeto implantado pelo Porto Itapoá é o desenvolvimento de um sistema para captação de energia solar, com placas já instaladas para estudo de incidência de luz solar no município.
“Os dados que temos disponíveis hoje dizem respeito à macrorregião em que estamos localizados, por isso precisamos entender melhor as particularidades dessa fonte de energia no nosso município”, salienta o diretor do Terminal.
Fonte: https://ndmais.com.br/meio-ambiente/porto-itapoa-e-pioneiro-no-brasil-na-inclusao-de-creditos-de-carbono-nas-operacoes/