Convex

Fale Conosco

• Online

(55)99623-0782

NOSSO WHATSAPP

Seg - Sex 8:00 - 18:00
Sábado 8:00 - 14:00

BR 285 KM 55, Salas 260/261
263, CUF, São Borja,RS

A indústria brasileira teve a maior perda de participação para outros países no mercado doméstico em 19 anos, de acordo com o estudo Coeficientes de Abertura Comercial (CAC). A análise, divulgada nesta sexta-feira (16), é produzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex) e mede o grau de integração da indústria do Brasil com o comércio internacional, por meio de quatro coeficientes – dois que avaliam as exportações e dois que medem a participação das importações no mercado brasileiro.

O destaque da edição mais atual do estudo é o resultado do Coeficiente de Penetração das Importações, que mede a participação dos bens importados no consumo aparente do Brasil, ou seja, tudo o que é produzido internamente, com exceção do que é exportado, adicionado aos bens que são importados.

Para o superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI, Renato da Fonseca, o estudo reforça a baixa competitividade brasileira em relação aos concorrentes estrangeiros.


“O crescimento dos indicadores sobre importação e a relativa estabilidade do coeficiente de exportação aponta que seguimos com o desafio de elevar a competitividade da indústria brasileira. Quando a competitividade é baixa, as empresas enfrentam dificuldades para competir tanto no mercado doméstico como no externo e a retomada do crescimento econômico é comprometida”, afirma Fonseca.

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/internacional/participacao-de-importados-no-mercado-brasileiro-e-a-maior-desde-2003/



Deixe um comentário