- 13 de março de 2023
- Publicado por: convex
- Categorias: Economia, Exportação, Importação
Atualização da ferramenta digital permite agora a visualização geográfica das oportunidades em 135 mercados internacionais para produtos da oferta exportadora brasileira
Criado em 2015, o Mapa de Oportunidades acaba de ampliar o número de países contemplados na ferramenta, passando de 121 para 135. A ferramenta digital permite visualizar geograficamente as oportunidades nos mercados internacionais para milhares de produtos da oferta exportadora brasileira. Entre os novos mercados disponíveis, sete são do continente africano, que teve sua participação ampliada de 21 para 28 países. Agora, algumas das maiores economias do continente fazem parte do portfólio, como Tanzânia, República Democrática do Congo e Sudão.
O objetivo da ferramenta é classificar oportunidades reais para a exportação brasileira em perfis que representam diferentes estágios da participação brasileira no mercado. O Mapa identifica e compara os tamanhos dos mercados, sua classificação estratégica para o posicionamento das vendas (“Abertura”, “Consolidação”, “Manutenção”, “Recuperação”), as exportações brasileiras por destino, o principal concorrente no mercado, as barreiras tarifárias e não-tarifárias, entre outros aspectos.
O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil também contribui para a etapa fundamental de tomada de decisão estratégica das empresas exportadoras (ou futuras exportadoras): definir quantos e quais mercados devem ser priorizados. Empresas em estágios iniciais do processo de exportação podem concentrar seus esforços em países classificados como “Manutenção” ou “Consolidação”, por exemplo. São países em que o produto brasileiro já tem entrada e não está perdendo espaço para os concorrentes, indicando uma possibilidade de inserção mais simplificada.
Já mercados de “Abertura” podem ser mais indicados para empresas experientes, que têm como objetivo diversificar seus destinos. Nesses países, geralmente é necessário fazer estudos mais aprofundados para verificar a viabilidade da exportação, entender melhor as barreiras ao acesso, fazer posicionamento de imagem, entre outras questões que aumentam a complexidade do esforço comercial.
Com o Mapa, qualquer empresa pode ter acesso, em poucos minutos, a informações qualificadas sobre o mercado internacional para seus produtos, o que contribui para aprimorar a economicidade e o planejamento de exportação da empresa. A ferramenta também permite fazer o download dos dados.
Fonte: https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/noticias/mapa-de-oportunidades-da-apexbrasil-atualizado-inclui-14-novos-p.html